SERVIÇOS

FUNDAÇÕES

De nada adianta um excelente projeto da superestrutura se a fundação não for bem dimensionada.
Pode-se avaliar duas vertentes referentes a não execução de um projeto de fundação:
De quatro hipóteses, uma certamente irá acontecer.
1ª Hipótese: O solo ser mais resistênte do que foi considerado, e com isso, as fundações estão sendo feitas de modo anti-econômicas, além de mais tempo para executar a fundação, maior gasto com a empresa que esta fazendo a perfuração (uma vez que a empresa cobra por metro linear de estaca escavada) se esta jogando debaixo da terra mais aço e concreto do que realmente precisaria se fosse realizado a sondagem.
2ª Hipótese: O solo ser menos resistênte do que foi considerado, e com isso, toda a estrutura estará em risco; pois poderá haver uma recalque (afundar a fundação), ruptura do elemento estrutural e/ou aparecimentos de patologias na edificação.
3ª Hipótese: Não ser possível alcançar a profundidade do solo imaginada, assim, temos estacas mais curtas do que foi provisto e isso pode exigir um novo projeto estrutural (da locação e blocos de fundação), o que acaba levando tempo e tendo gastos devido a retrabalhos e a homens parados na obra.
4ª Hipótese: Fazer uso de fundação inadequada para o solo existente; nesse caso, fica comprometido todo o projeto de fundação e da superestrutura; necessitando de novo projeto de fundação, adequando o sistema construtivo da fundação para o solo encontrado; isso pode acarretar erros no orçamento, gastos com novo projeto e homens parados na obra.
A sondagem é sempre recomendada, seja para economia (fazer exatamente a fundação que precisa, sem gastos adicionais) como para a segurança (garantir a resistência da mesma). O custo do projeto e da sondagem acaba sendo praticamente insignificante sobre os inúmeros benefícios que tais informações trazem.

Pensando na segurança e na qualidade de um projeto estrutural como um todo; a YK ENGENHARIA, vem oferecer o serviço de projetos de fundações; os projetos seguem rigosamente normas técnicas.
Todos os projetos contam com:
- Escolha correta do tipo de fundação de acordo com os dados da sondagem (tipo de solo, presença ou não de lençol freático);
- Sondagem (Serviço contratado a parte, com empresas parceiras da YK ENGENHARIA);
- Indicação do tipo de perfuração mais adequada ao empreendimento (bate-estaca, estaca escavada...) avaliando as condições de obras vizinhas, acréscimo de resistência da fundação ao se considerar resistência de ponta;
- Cálculo por mais de um método teorico, avaliando sempre a situação de maior segurança combinada com a maior economia.
- Detalhamento da fundação, com sua profundidade, armadura, volume de concreto; tudo isso de maneira clara, apresentado juntamente ao projeto estrutural.
- A certeza de estar executando exatamente a fundação necessária para suportar as cargas da superestrutura, com toda economia e segurança que um projeto de qualidade deve oferecer.

Avenida Pinguim, Nº 304 | Lote 201 - A6 - Sala 01 | Telefone: (44) 4141-5252 | Maringá - Paraná